Deleuze: Bergson e as Imagens

Deleuze apresenta este curso sobre bergsonismo e cinema, editado aqui pela primeira vez em espanhol, como um “risco” que correu. Qual é o risco? Deleuze teme que a exploração de um terreno tão alheio à filosofia o leve a um mero exercício de aplicação de conceitos.

Por que valerá a pena esse “risco”? Não se cansa de repeti-lo: a tarefa do filósofo é inventar conceitos. Mais do que um estudo sobre o cinema, o que se encontrará aqui é um experimento do pensamento através do cinema. E como em nenhum outro curso, ver-se-á o esforço e a diversidade de operações, de decisões, táticas locais tomadas no momento certo, que são necessárias para que avance isso que Deleuze chama “invenção”.

Como escapar a um comentário sobre o cinema em seus próprios termos ou nos da crítica? Assentando-se no mundo bergsoniano das imagens iguais à matéria. E se isso parar, correría-se o risco da filosofia asfixiar o cinema? Avançar com Pasolini, com Vertov, com o expressionismo alemão, com Griffith e com Eisenstein. E quando se apalpa já a borda de um novo abismo? Retornará à filosofia, aparecerá Peirce para dar o grande salto, Maine de Biran, Descartes. E quando faltar, recorrer-se-á também à novela, a John Dos Passos, a Robbe-Grillet. Que ganha o cinema com tudo isso? Uma enorme espessura dramático-filosófica que redefine seus problemas técnicos – montagem, campo/contracampo, profundidade de campo, a atuação, seus gêneros – o drama, o western, o policial, o burlesco, o terror, suas correntes – expressionismo, naturalismo, realismo, neorrealismo, nouvelle vague, experimental – e  seus diretores, como problemas da expressão e do pensamento.

O que ganha a filosofia? Uma invenção de conceitos para explorar o pensamento do que constitui a “visão” de Deleuze: um universo não humano feito de interações universais e centros de indeterminação, de percepções moleculares, de pulsões e objetos, degradações, de duelos de forças, de organizações ou desconexões sensoriais e propulsoras, de memória, de tempo.

Este livro você encontra na Estante Virtual.

Anúncios
Esse post foi publicado em Dica de Livro e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s